HOME Estética Dental Harmonização Orofacial: entenda o que é
12 de novembro de 2019

Harmonização Orofacial: entenda o que é

uniqpro cursos de odontologia

Após o fim de um tratamento ortodôntico, os dentes do paciente estão com o alinhamento perfeito. Porém, mesmo com um belo sorriso, é possível que não haja uma harmonia na face. Para isso, é indicada a Harmonização Orofacial, que vem ganhando espaço nos consultórios de odontologia por proporcionar ótimos resultados aos pacientes. Antes, a odontologia era apenas resumida a tratamentos odontológicos, mas com as evoluções odontológicas, hoje ela caminha lado a lado com a estética, não restringindo-se apenas aos dentes, mas auxiliando o paciente em relação à sua saúde e bem-estar geral.

Características da Harmonização Orofacial

Tendência na odontologia estética, a Harmonização Orofacial é um procedimento que tem a função de corrigir o sorriso em conformidade com os demais traços do rosto, o que proporciona uma melhora na autoestima do paciente. Essa harmonização envolve diversas técnicas como a aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico e bichectomia. De uma maneira geral, a Harmonização Orofacial corrige pequenas imperfeições no rosto, sem a necessidade de grandes cirurgias. Neste artigo, vamos falar sobre essa tendência na odontologia e caracterizar algumas das técnicas que envolvem o procedimento, de acordo com os profissionais da UniqPro Educ.

Quais os benefícios do procedimento?

A Harmonização Orofacial se encarrega de fazer a harmonia e o restabelecimento das funções orais, tanto mastigatórias como respiratórias. E enquanto especialidade odontológica, seu objetivo junto da estética é:

• Restaurar a mastigação;
• Diminuir as dores de cabeça e na articulação da mandíbula;
• Estimular a respiração pelo nariz;
• Melhorar as alergias e a apneia do sono;
• Corrigir a mordida e a posição dos dentes;
• Aumentar o sucesso da colocação de implantes.

Como funciona?

Antes do procedimento ser realizado, o cirurgião dentista faz uma avaliação das estruturas do rosto, do sorriso, das arcadas dentárias e das principais queixas do paciente. Assim, com essas informações, o dentista propõe ao paciente um plano personalizado, englobando tratamentos dentários e faciais, a fim de proporcionar mais comodidade ao paciente, visto que o procedimento de Harmonização Orofacial depende muito da preferência de cada pessoa.

Qual o valor da Harmonização Orofacial?

O valor da Harmonização Orofacial depende das técnicas e produtos determinados pelo cirurgião dentista. Por isso, é importante consultar um bom profissional para obter a orientação necessária e um orçamento adequado para o seu caso.

uniqpro cursos de odontologia

Técnica de aplicação de Botox® na Harmonização Orofacial

A aplicação da toxina botulínica é uma das principais técnicas utilizadas na Harmonização Orofacial. O procedimento é pouco invasivo e muito seguro. Porém, mesmo sendo seguro, é importante que o paciente busque um cirurgião dentista especializado e capacitado para a realização do procedimento. Por meio dessa aplicação de Botox®, o cirurgião dentista corrige imperfeições como, por exemplo, o sorriso gengival para quem não está contente com a estética do seu rosto; assimetria facial; rangimento dos dentes e dores de cabeça. Essas correções permitem que o sorriso e a face fiquem mais simétricos e harmônicos, trazendo mais autoestima à vida do paciente.

Harmonização Orofacial com aplicação de ácido hialurônico

A aplicação do ácido hialurônico na Harmonização Orofacial pode trazer excelentes resultados, por ser uma substância produzida pelo nosso próprio corpo e não causar problema algum à saúde do organismo. O ácido hialurônico é utilizado para minimizar o “bigode chinês”, assim como para harmonizar a face e o sorriso, corrigindo possíveis imperfeições. Os resultados da substância duram, em média, 18 a 24 meses, dependendo do paciente e da procedência do produto utilizado.

A bichectomia na Harmonização Orofacial

A bichectomia é uma cirurgia simples e de rápida recuperação, que tem como objetivo a retirada da gordura que fica localizada na região das bochechas. O procedimento afina e alonga a face, trazendo mais harmonia para o rosto e o sorriso do paciente. A bichectomia é indicada para os pacientes que sentem um desconforto estético devido ao tamanho das suas bochechas, bem como, para aqueles que mordem a bochecha por terem muita gordura nesta área.

Em todos os casos, é importante lembrar que a avaliação de um bom cirurgião dentista especializado é imprescindível para o sucesso do tratamento e para a eficácia dos resultados. Por isso, conte com a experiência de quem entende do assunto. Entre em contato com a equipe da Uniqpro, esclareça suas dúvidas sobre a Harmonização Orofacial e descubra novas formas de sorrir para a vida.

Topo
Conversar no WhatsAp
uniqpro