HOME Implantodontia Membrana para regeneração

Membrana para regeneração

membrana-para-regeneração

As membranas para regeneração são cada vez mais presentes nos consultórios e clínicas odontológicas, pois atuam de forma progressiva na regeneração de tecidos e ossos, proporcionando resultados supereficazes. Atualmente, existem diversas doenças que podem danificar a estrutura da gengiva e dos dentes ao longo dos anos e comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Entre elas, está a periodontite, que é uma das doenças que mais degradam os dentes e sua estrutura, causando desconforto estético e funcional a muitas pessoas.

O que é a periodontite?

A periodontite é uma doença crônica e destrutiva que causa inflamação nas gengivas ao redor do dente e degrada a estrutura que segura o dente no lugar, formando pequenas bolsas infectadas que levam à perda óssea e dentária. De acordo com estudos recentes, a periodontite afeta quase metade dos americanos com 30 anos ou mais e, em seus estágios avançados, pode levar à perda precoce dos dentes.

Graças à evolução nos procedimentos odontológicos, atualmente é possível tratar a periodontite. E entre suas principais opções de tratamento estão métodos de combate à infecção; regeneração tecidual guiada e aplicação de moléculas que promovem o crescimento do tecido, também conhecidas como fatores de crescimento. No caso de regeneração tecidual guiada, é necessário o uso de uma membrana ou película fina que é colocada cirurgicamente entre a gengiva inflamada e o dente para garantir maior eficácia ao tratamento.

Regeneração Tecidual Guiada

A Regeneração Tecidual Guiada (RTG) faz com que cada vez mais profissionais passem a incluí-las em suas rotinas. Hoje, seus princípios vêm sendo aplicados não somente na odontologia ou na ortopedia, mas também em outras especializações da medicina. Essa técnica exige um vasto conhecimento para sua realização, uma vez que implica no aprimoramento para tratamentos de lesões tissulares, onde haja necessidade de intervenção cirúrgica.

Porém, tanto a diversidade de lesões quanto a resposta tecidual são variáveis, pelo fato de que existem diferentes tipos de tecidos e capacidades regenerativas. Nesse sentido, é importante estar atento a dois processos principais: regeneração e cicatrização. No processo de cicatrização, a região lesada é preenchida por um tecido normal, no entanto, diferente do original, o que pode resultar na formação de uma cicatriz. Ainda assim, a regeneração promove uma melhoria na região tratada, a partir da síntese do seu tecido original.

Membrana para o processo de RTG

As membranas biodegradáveis e não biodegradáveis atuam não só como barreiras entre a infecção e as gengivas, mas também como um sistema de entrega de medicamentos, antibióticos e fatores de crescimento, como hormônios, para o tecido da gengiva.

Desta forma, é possível compreender que as membranas possuem capacidade de retardar a infecção periodontal, promovendo a regeneração óssea e tecidual, e conservando-se no local por tempo suficiente para prolongar a entrega de medicamentos úteis ao organismo. Nesse sentido, além do tratamento de periodontite, essa técnica também expande sua utilização para outras áreas que precisam de cura acelerada de feridas e terapias de liberação prolongada de medicamentos.

Cuidados para a realização da RTG

Os pacientes que vão passar pelo processo de Regeneração Tissular Guiada, além de contar com o acompanhamento e orientação de um especialista responsável, precisam tomar alguns cuidados básicos para garantir a eficiência do procedimento. São eles:

  • Higiene: é importante que o paciente mantenha uma rotina de higiene bucal diária para garantir que sua boca esteja sempre livre de bactérias e microorganismos nocivos, que possam entrar contato com o tecido que será regenerado e comprometer o tratamento.
  • Escovação: os especialistas indicam que o paciente escove seus dentes no mínimo três vezes por dia, utilizando escovas de cerdas macias e fazendo leves movimentos circulares para uma limpeza completa.
  • Enxaguante bucal: é de extrema importância fazer uso de enxaguantes bucais, durante o processo de RTG, uma vez que esse produto auxilia no controle químico de bactérias.

Além disso, é importante sempre estar atento às orientações do seu médico e seguir todas elas durante a realização da Regeneração Tissular Guiada, a fim de potencializar os resultados e garantir um resultado mais eficaz.

Faça seu tratamento

Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.


Topo